WordCamp Porto 2016: O essencial são as pessoas

Há momentos que nos ficam na memória para sempre. Pode ser cedo, precipitado, talvez fruto de algum exagero, mas acreditamos que para muitos dos participantes do WordCamp Porto 2016 a foto final do evento ficará registada para memória futura.

Será, por certo, lembrada quando um dia analisarmos a evolução da Comunidade Portuguesa de WordPress. Há muitos momentos importantes nesta ainda pequena história. Desde o seu ‘nascimento’, por iniciativa do Zé Fontainhas e do Américo Dias, passando por cada um dos WordCamp já realizados. Este, o de 2016, será lembrado como aquele que ultrapassou as expectativas.

De inscritos, foram 320, participantes, foram cerca de 300, de iniciativas, desde as sessões aos workshops, de apoios, nacionais e internacionais.

WordCamp Porto 2016

Apesar da sua relevância matemática, o WordCamp Porto 2016 vai muito além dos números. Valeu a pena por tudo e sobretudo pelo convívio entre todos,  pela partilha, que afinal está na base de tudo que é o WordPress.

Em várias das sessões, em diversos momentos, foram “as pessoas” que estiveram no centro. Porque foi para elas que o evento foi feito, porque sem ela não haveria nada.

Por mais de uma vez escutamos que o desafio será fazer ainda melhor daqui para a frente. Que a fasquia ficou alta e tem de ser ultrapassada. Um excelente desafio, diga-se. Mas esta é um tarefa que não nos preocupa. Quem fez o sucesso deste WordCamp não foi este ou aquele, fomos todos nós. Exactamente aqueles que no futuro serão chamados a fazer o próximo. O WordCamp de 2017 será feito à medida e vontade de todos vós, todos aqueles que fazem a Comunidade Portuguesa de WordPress.

O WordCamp é vosso.

Vídeo de José Peixinho