Tiago Machado e Mafalda Sequeira: Design Visual e Credibilidade Percecionada na Web

Tiago Machado - Mafalda Sequeira

Tiago Machado é Head of Design no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Mafalda Sequeira é Digital Product Designer na Landing.jobs. Ambos são professores na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

Juntos desenvolveram um estudo sobre a relação entre design visual e a perceção de credibilidade na web, aplicada aos sectores da educação e da saúde. Em 2015 (muito por culpa desse estudo), fundaram a pós-graduação em Digital Experience Design na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, na qual leccionam.

Questionar se a web é importante já nem faz sentido. Coloca- se é outra questão: no meio de tanta informação, como é que conseguimos identificar quais são os websites credíveis e merecedores da nossa atenção? Habituámo-nos há muito a julgar um livro pela capa e as pessoas pela aparência. E sempre com um pressuposto: o que é bonito é bom.

O estudo que desenvolveram é inovador em diversos sentidos, sendo o primeiro no contexto português a focar-se nesta temática, assim como o primeiro a recorrer a uma metodologia na qual se tenta isolar a componente visual da componente textual dos websites.