Pedro Dias

Pedro Dias

Pedro Dias é o CTO da PTisp, onde é responsável pelo desenho e manutenção da infraestrutura de alguns dos sites baseados em WordPress mais visitados em Portugal. Aconselhando os developers e garantindo que a infraestrutura escala corretamente de acordo com as necessidades e perfil de cada site.

É docente no Instituto Politécnico de Tomar, onde leciona há sete anos várias cadeiras relacionadas com o desenvolvimento de software e sistemas distribuídos nos cursos de Licenciatura e Mestrado.

Durante o tempo livre é um petrolhead adorando a disciplina a que a mecânica obriga. Não há ctrl-z ou Git na mecânica.

Sente-se em casa no Node.js onde criou diversos projectos OpenSource, como dockerode, nodechecker.com, outke.pt, entre outros. Contribui também para diversos projetos em diferentes áreas, como OpenNebula, cloudash.one entre outros.

A infraestrutura de servidores para acolher grandes sites. É este o centro da apresentação de Pedro Dias no WordCamp Porto.

CTO da PTisp, onde é responsável pelo desenho e manutenção da infraestrutura de alguns dos sites baseados em WordPress mais visitados em Portugal, vai abordar ideias e soluções escaláveis, loadbalacing e caching, além da monitorização de tráfego em realtime em cada um dos clusters (e agregado). Tudo recorrendo a projectos opensource, sendo que criou e colaborou alguns deles.

Sessão