Sessões

Faz o teu site em WordPress II

Workshop Faz o teu site em WordPress.

Orientado por Álvaro Góis dos Santos e Pedro Fonseca.

Faz a tua loja online em WordPress II

Workshop Faz a tua loja online em WordPress.

Orientado por Ricardo Correia e Carlos Miguel Silva.

Dia do Contribuidor

Temas centrais

Core

Será liderado por Pascal Birchler, core committer do WordPress.

Suporte

Com coordenação de Pedro Fonseca, moderador do fórum de suporte.

Traduções

Com a supervisão de Álvaro Góis dos Santos, validador da tradução portuguesa.

Montra

Organizado por Marco Pereirinha, programador e autor de plugins.
O objectivo do grupo de trabalho é a criação de um plugin — a ser disponibilizado no repositório oficial —, que servirá como montra do que melhor se faz em Portugal e será usado no website da comunidade portuguesa de WordPress.

Faz a tua loja online em WordPress

Workshop Faz a tua loja online em WordPress.

Orientado por Ricardo Correia e Carlos Miguel Silva.

Faz o teu site em WordPress

Workshop Faz o teu site em WordPress.

Orientado por Álvaro Góis dos Santos e Pedro Fonseca.

 

Encerramento

Sessão de encerramento do primeiro dia do WordCamp. Com a tradicional e imprescindível foto de família e algumas informações importantes acerca da after-party, Dia do Contribuidor e, quem sabe, outras coisas.

WordPress como obra de arte contemporânea na Fundação Calouste Gulbenkian

“WordPress como obra de arte contemporânea na Fundação Calouste Gulbenkian” é o nome da sessão. Zé Fontainhas vai abordar os desafios de um projecto do tamanho da FCG, que não começam na tecnologia e soluções usadas. A estrutura de funcionamento de uma organização desta dimensão e complexidade, assim como as escolhas de UX/UI, ditam muitas das escolhas que se fazem. Vai tentar explicar algumas particularidades do que foi implementado, e como foi conseguido fazer que o código WordPress na FCG seja provavelmente um candidato a estar exposto nas paredes do Centro de Arte Moderna.

A vida de um projecto grande

A vida de um projecto grande é o tema da apresentação de Hugo Fernandes no WordCamp Porto.
Num projecto de larga dimensão e complexidade estrutural, há vários factores a ter em conta. Para além das lições aprendidas, a experiência ensina a tomar melhores decisões. É para partilhar a sua experiência como Lead Designer da transformação digital da Fundação Calouste Gulbenkian que Hugo Fernandes vai estar no WordCamp. Que desafios marcam um projecto com estas características? Que erros e aprendizagens? Que estratégias podem funcionar? Como gerir humanamente o projecto?

The good, the bad and the ugly of SEO

O bom, o mau e o feio do SEO. É esta a aposta de Ionut Neagu para uma sessão sobre como retirar algum foco do SEO, colocando-os noutras coisas o ajudou a obter mais tráfego proveniente do Google.

Irá abordar coisas negativas que fez e aconteceram quando tentou manipular os resultados de pesquisas, as penalizações que sofreu e dar exemplos de como criar coisas que as pessoas precisam e querem o ajudou a obter ligações e melhor ranking no Google, além do respectivo tráfego.

Master remote work by contributing to open source projects

“Master remote work by contributing to open source projects” é o tópico da apresentação de Petya Raykovska. Se o WordPress fosse uma empresa teria cerca de 20 mil funcionários em todo o mundo.

Contribuir para o WordPress fornece uma oportunidade única para te preparar para os desafios do trabalho remoto. Algo que pode ser essencial para te fazeres notar no ecossistema WordPress, que está em grande crescimento.

A infraestrutura de grandes projectos

A infraestrutura de servidores para acolher grandes sites. É este o centro da apresentação de Pedro Dias no WordCamp Porto.

CTO da PTisp, onde é responsável pelo desenho e manutenção da infraestrutura de alguns dos sites baseados em WordPress mais visitados em Portugal, vai abordar ideias e soluções escaláveis, loadbalacing e caching, além da monitorização de tráfego em realtime em cada um dos clusters (e agregado). Tudo recorrendo a projectos opensource, sendo que criou e colaborou alguns deles.

Design Visual e Credibilidade Percecionada na Web

Tiago Machado é Head of Design no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Vai fazer a sua apresentação com Mafalda Sequeira, Digital Product Designer na Landing.jobs. Ambos são professores na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
Juntos desenvolveram um estudo sobre a relação entre design visual e a perceção de credibilidade na web, aplicada aos sectores da educação e da saúde. Em 2015 (muito por culpa desse estudo), fundaram a pós-graduação em Digital Experience Design na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, na qual leccionam.
Questionar se a web é importante já nem faz sentido. Coloca- se é outra questão: no meio de tanta informação, como é que conseguimos identificar quais são os websites credíveis e merecedores da nossa atenção? Habituámo-nos há muito a julgar um livro pela capa e as pessoas pela aparência. E sempre com um pressuposto: o que é bonito é bom.
O estudo que desenvolveram é inovador em diversos sentidos, sendo o primeiro no contexto português a focar-se nesta temática, assim como o primeiro a recorrer a uma metodologia na qual se tenta isolar a componente visual da componente textual dos websites.

From blogger to WordPress core committer

From Blogger to WordPress Core Committer é o nome da sessão de Pascal Birchler. Usa WordPress desde 2006 mas só nos últimos três anos tem contribuído para o projecto. Fez o primeiro patch no core no WordCamp Europe 2013 e, a partir daí, não parou.

Por fim, consta que vai explicar o que os chocolates suíços têm a ver com tudo isto.

Segurança e mobilidade

Manter um site em WordPress em segurança não é uma tarefa difícil, mas exige rigor e uma preocupação com a actualização dos plugins, versões do WordPress, e um conjunto de procedimentos que devem ser cumpridos no lançamento do site, reforçando a segurança e evitando a sua exposição a potenciais hackers. Nesta talk, Marcel Schmitz irá abordar quais as principais formas de intrusão numa instalação de WordPress, de que forma um potencial hacker pode usar o site para atingir os seus objetivos e o que se pode fazer para evitar estas situações.

Pensas que UX é apenas trabalho do designer?

Pensas que UX é apenas trabalho do designer? É esta a pergunta à qual Luís Rodrigues irá responder no WordCamp Porto 2016. Todos têm a responsabilidade de fornecer aos seus visitantes uma experiência excelente e, às vezes, uma bela interface e animações suaves não são suficientes para ‘salvar’ o teu site, app ou negócio.

Irá falar sobre como a UX vai muito além do ecrã do teu dispositivo e partilhar histórias sobre como CPU, redes lentas, geradores de números aleatórios e a economia podem conspirar para te estragar o dia.

The Journey from a Side Project to a WordPress Agency

O percurso de um projecto lateral até uma agência WordPress. É este o título da apresentação de Karen Christen no WordCamp Porto 2016.
Uma pessoa pode ter muitas razões para criar uma agência WordPress. Inicialmente, Karin juntou-se a outras pessoas para criar uma plataforma online destinada a resolver um problema de todos eles. De repente estavam a gerir um sistema de contratações para a indústria web da Suíça. Para manter a liberdade criativa não quiseram dinheiro de investidores ou capitais de risco. Por isso criaram um conceito que permite manter o negócio e deixando espaço para os respectivos estilos de vida pessoais.
A sessão será apresentada numa perspectiva de negócio. Karin irá partilhar a sua experiência de desenhar e construir uma plataforma online usando WordPress. Irá partilhar alguns segredos e o que aprendeu no processo de criar e manter esta plataforma desde há mais de cinco anos.
O objectivo é abordar o processo relacionado com a UX e design de interacção e inspirar em que esteja a pensar em gerir uma agência WordPress.

Tecnologias OpenSource: escala e redundância

Tecnologias OpenSource para escalar e fornecer redundância a sites WordPress é o nome da apresentação de Nuno Fernandes e André Rocha no WordCamp Porto.
A sessão resulta de várias experiências efectuadas e algumas das tecnologias usadas, como NginX, Varnish, cluster de bases de dados, entre outras, em sites de grande dimensão e com elevado número de visitas. Serão ainda apresentadas algumas das ferramentas OpenSource utilizadas no desenvolvimento.

Abertura

Sessão de abertura do WordCamp Porto 2016. Com as boas-vindas aos participantes e algumas informações importantes sobre o evento.

Os segredos do ‘pitch’ de projectos WordPress

Gonçalo Salgado é co-fundador da log. Uma agência de WordPress & User Experience (UX). Nos últimos tempos tem tido a oportunidade de liderar o processo de transformação da log de uma Consultora de variadas Tecnologias Open Source e UX para uma empresa focada em providenciar Consultoria e Desenvolvimento em WordPress, no exigente mercado das médias e grandes empresas.

É também sobre essa transformação que irá falar no WordCamp do Porto. Sobre a sua experiência, os erros e os sucessos no “pitch” de venda de serviços WordPress neste segmento de mercado e como o faz actualmente.

WordPress Best Practices

No final de 2014, a 10up colocou em open source as suas melhores práticas de trabalho em WordPress (PHP, JavaScript, ferramentas e workflows). Como director de engenharia, Taylor Lovett liderou este projecto. Estas melhores práticas permitem aos programadores criar sites escaláveis, com boa performance, seguros e que recebem milhões de visualizações de páginas por dia. Criam ainda padrões de desenvolvimento que ajudam ao funcionamento de equipas.

No WordCamp Porto, vai abordar algumas das mais importantes partes destas melhores práticas e fornecer algumas dicas sobre a criação de alguns dos mais complexos sites do mundo.