Porque é preciso um Código de Conduta?

O WordPress é a Comunidade. Qualquer dúvida sobre isto é meio caminho andado para o declínio de um projecto extraordinário.

A Comunidade somos todos nós, aqueles que usam o WordPress. Seja através de simples e pequeno blog pessoal que nasceu hoje até sites complexos e visitados todos os dias por milhões de pessoas.

Foi esta Comunidade que levou o WordPress a mover 25 por cento (e a subir) de toda a Internet conhecida. Que criou sites espantosos. Que facilitou a publicação online. Que ajudou a mudar práticas e tendências. E mentalidades. Que sempre prezou a entreajuda. Porque uma Comunidade faz-se da cooperação entre todas as pessoas envolvidas.

O crescimento do WordPress não se faz sem algumas dores. E o mesmo acontece à Comunidade que o suporta.

Daí a existência de um Código de Conduta em todos os WordCamp que existem pelo mundo. É um documento com o qual todos nós devemos estar comprometidos.

Ninguém gosta de regras excessivas. E o Código de Conduta não as pretende instituir. É, sim, uma forma de todos assimilarem uma cultura de respeito por quem está num evento que é o expoente máximo da Comunidade WordPress.