Oradores

Carlos Miguel Silva

Começou a navegar na Internet em 1998 com um modem de 56 Kbp/s usando Netscape 6.0. Apaixonado pelo Open Source e membro ativo da comunidade portuguesa de WordPress, já participou como orador em diversos encontros. O desenvolvimento de aplicações web tem sido a sua batalha diária.

Pedro Fonseca

Criou o seu primeiro espaço usando o WordPress no final de 2006. Já tinha experimentado outras ferramentas e plataformas de publicação mas quando chegou ao WordPress deu-se o ‘click’, uma espécie de amor à primeira vista. Membro ativo da comunidade Portuguesa, organizou e participou como orador em diversos encontros sobre o WordPress.

Dizem que gosta de dar dicas sobre WordPress, normalmente enquanto toma um café. Mas se houver tempo (e café suficiente) talvez o encontrem a dar formação.

Ricardo Correia

Co-organizador do WordCamp Porto 2013 e membro ativo da comunidade portuguesa de WordPress, já participou como orador em diversos meetups. Trabalha todos os dias como WordPress developer desde 2012 e é co-apresentador do podcast 10web.pt.

Álvaro Góis

Álvaro Góis é membro activo da Comunidade Portuguesa de WordPress, sendo um dos responsáveis pela tradução para português e co-organizador de vários eventos WordPress. Trabalha com o WordPress todos os dias.
É designer e editor na agência de comunicação Empower, em Lisboa. É co-fundador da ovni, da Efeito Avestruz e do projecto WPstress.com, dedicado à formação em WordPress, e que desde 2012 organizou já várias sessões, sobretudo para iniciados.

Zé Fontainhas

Zé Fontainhas é um senior developer de WordPress que esteve envolvido em alguns dos maiores projectos em Portugal, sendo os mais recentes o Observador e a Fundação Calouste Gulbenkian.

Além de uma passagem de alguns anos na Automattic, é também co-fundador da Comunidade Portuguesa de WordPress, contribuidor, organizador de WordCamps (com destaque para o primeiro WordCamp Europa, em 2013) e membro activo da comunidade mundial nos últimos 10 anos, ajudando os seus membros a traduzir o WordPress para mais de 140 idiomas.

Toca bateria e anda sempre em busca do dry martini perfeito.

“WordPress como obra de arte contemporânea na Fundação Calouste Gulbenkian” é o nome da sessão. Zé Fontainhas vai abordar os desafios de um projecto do tamanho da FCG, que não começam na tecnologia e soluções usadas. A estrutura de funcionamento de uma organização desta dimensão e complexidade, assim como as escolhas de UX/UI, ditam muitas das escolhas que se fazem. Vai tentar explicar algumas particularidades do que foi implementado, e como foi conseguido fazer que o código WordPress na FCG seja provavelmente um candidato a estar exposto nas paredes do Centro de Arte Moderna.

 

Mafalda Sequeira

Mafalda Sequeira, Digital Product Designer na Landing.jobs e professora na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, vai apresentar a sua sessão com Tiago Machado.

Juntos desenvolveram um estudo sobre a relação entre design visual e a perceção de credibilidade na web, aplicada aos sectores da educação e da saúde. Em 2015 (muito por culpa desse estudo), fundaram a pós-graduação em Digital Experience Design na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, na qual leccionam.

Questionar se a web é importante já nem faz sentido. Coloca- se é outra questão: no meio de tanta informação, como é que conseguimos identificar quais são os websites credíveis e merecedores da nossa atenção? Habituámo-nos há muito a julgar um livro pela capa e as pessoas pela aparência. E sempre com um pressuposto: o que é bonito é bom.

O estudo que desenvolveram é inovador em diversos sentidos, sendo o primeiro no contexto português a focar-se nesta temática, assim como o primeiro a recorrer a uma metodologia na qual se tenta isolar a componente visual da componente textual dos websites.

Tiago Machado

Tiago Machado é Head of Design no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Vai fazer a sua apresentação com Mafalda Sequeira, Digital Product Designer na Landing.jobs. Ambos são professores na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
Juntos desenvolveram um estudo sobre a relação entre design visual e a perceção de credibilidade na web, aplicada aos sectores da educação e da saúde. Em 2015 (muito por culpa desse estudo), fundaram a pós-graduação em Digital Experience Design na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, na qual leccionam.
Questionar se a web é importante já nem faz sentido. Coloca- se é outra questão: no meio de tanta informação, como é que conseguimos identificar quais são os websites credíveis e merecedores da nossa atenção? Habituámo-nos há muito a julgar um livro pela capa e as pessoas pela aparência. E sempre com um pressuposto: o que é bonito é bom.
O estudo que desenvolveram é inovador em diversos sentidos, sendo o primeiro no contexto português a focar-se nesta temática, assim como o primeiro a recorrer a uma metodologia na qual se tenta isolar a componente visual da componente textual dos websites.

Ionut Neagu

Ionut Neagu é co-fundador e CEO da ThemeIsle e CodeinWP, onde lidera uma equipa de 14 pessoas a criar temas, plugins e conteúdos para a comunidade WordPress. Com um passado de seis anos ligado ao SEO, obtém cerca de 250 mil visitantes mensais fruto das pesquisas orgânicas. ionutn.com é o seu site pessoal.

O bom, o mau e o feio do SEO. É esta a aposta de Ionut Neagu para uma sessão sobre como retirar algum foco do SEO, colocando-os noutras coisas o ajudou a obter mais tráfego proveniente do Google.

Irá abordar coisas negativas que fez e aconteceram quando tentou manipular os resultados de pesquisas, as penalizações que sofreu e dar exemplos de como criar coisas que as pessoas precisam e querem o ajudou a obter ligações e melhor ranking no Google, além do respectivo tráfego.

 

Ionut Neagu is co-founder and CEO of ThemeIsle and CodeinWP, where he is leading a 14 ( awesome ) person team in building the best themes, plugins and content for the WordPress community. With a six years long SEO background he is generating 250,000/monthly organic visitors. ionutn.com is his personal site.

The good, the bad and the ugly of SEO. Ionut Neagu will talk about how actually focusing less on SEO and more on other stuff helped me get more Google traffic. I will share bad things that I did/ happened a while ago when I have tried to manipulate search results, talk about penalties and give examples about how creating things that people need and love helped us to get known, linked and get better Google rankings and traffic.

Gonçalo Salgado

Gonçalo Salgado é co-fundador da log. Uma agência de WordPress & User Experience (UX). Nos últimos tempos tem tido a oportunidade de liderar o processo de transformação da log de uma Consultora de variadas Tecnologias Open Source e UX para uma empresa focada em providenciar Consultoria e Desenvolvimento em WordPress, no exigente mercado das médias e grandes empresas.

É também sobre essa transformação que irá falar no WordCamp do Porto. Sobre a sua experiência, os erros e os sucessos no “pitch” de venda de serviços WordPress neste segmento de mercado e como o faz actualmente.

André Rocha

André Rocha tem mais de quatro anos de experiência em desenvolvimento web. Foi coordenador técnico do projeto de implementação do atual portal Pingo Doce e integrou as equipas de projeto dos websites do Dinheiro Vivo, BPI Expresso Imobiliário e Vida Económica, entre outros.

Formou-se em Ciências da Computação pela Universidade do Minho e é pós-graduado em Computação Paralela e Distribuída, complementado com Engenharia e Processamento de Linguagens. Adicionalmente, passou pela University of Texas at Austin para aprofundar o seu conhecimento em escalabilidade e optimização de software.

Tem artigos sobre virtualização e clustering, assim como sobre análise e desenvolvimento de software, publicados em revistas científicas e apresentados em conferências de cariz internacional.  Atualmente, integra a equipa de Desenvolvimento Web da Eurotux como Engenheiro de Software. Quando não está a transpor as suas ideias para o software desenvolvido, gosta de se aventurar pelo mundo da culinária e de praticar desporto.

Nuno Fernandes

Nuno Fernandes possui um conhecimento alargado das áreas de desenvolvimento de software, administração de sistemas, de redes e de bases de dados. Tem mais de dez anos de experiência na administração de servidores web de portais de grande dimensão e das infraestruturas de TI que os suportam. É especialista em diversas soluções, mas dá preferência às que são open source.

Licenciou-se em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho. Colabora com a Eurotux há mais de doze anos, onde ocupa o cargo de Diretor de Investigação e Desenvolvimento. É coautor do livro Apache – Instalação, Configuração e Gestão de Servidores Web e possui várias certificações da Oracle, Cisco e EMC. A sua vontade em  estudar novas tecnologias apenas é igualada pelo gosto de acompanhar as suas mangas favoritas.

Marcel Schmitz

Marcel Schmitz é co-fundador e CTO da hellodev, uma agência dedicada ao desenvolvimento de websites em WordPress, design gráfico, aplicações móveis e sistemas integrados. Antes de entrar no mundo das aplicações móveis como iOS developer em setembro de 2011, trabalhava desde 1998 como programador web e desde 2004 com WordPress. É responsável pelas instalações de mais de 40 projetos em WordPress, onde a segurança desempenha um papel crucial.

Segurança e Mobilidade

Manter um site em WordPress em segurança não é uma tarefa difícil, mas exige rigor e uma preocupação com a actualização dos plugins, versões do WordPress, e um conjunto de procedimentos que devem ser cumpridos no lançamento do site, reforçando a segurança e evitando a sua exposição a potenciais hackers. Nesta talk irá abordar quais as principais formas de intrusão numa instalação de WordPress, de que forma um potencial hacker pode usar o site para atingir os seus objetivos e o que se pode fazer para evitar estas situações.

Pascal Birchler

Pascal Birchler é um jovem estudante de 22 anos que é ainda programador. Contribui para o WordPress quando pode, seja a organizar eventos locais ou através de contribuições directas para o core.

Aliás, passa por aqui a sua sessão no WordCamp Porto. Pascal recebeu acesso para comit ao core do WordPress desde que liderou o processo de integração do sistema de incorporações implementado na versão 4.4.

From Blogger to WordPress Core Committer é o nome da sua sessão. Usa WordPress desde 2006 mas só nos últimos três anos tem contribuído para o projecto. Fez o primeiro patch no core no WordCamp Europe 2013 e, a partir daí, não parou.

Por fim, consta que vai explicar o que os chocolates suíços têm a ver com tudo isto.

 

Pascal Birchler is a 22-year-old student and web developer from Switzerland. He contributes to WordPress wherever he can, whether it’s by organising local events, or through direct core contributions.

His passion is to help other people, whether it’s by cooking, building awesome websites, or by blogging. He’s been working with WordPress for years and is involved with both the German-speaking and the international community. Recently he was given commit access to WordPress core after leading the embeds feature plugin included in WordPress 4.4

From Blogger to WordPress Core Committer. Pascal will talk about his humble beginnings as a WordPress user and how I eventually got commit access to WordPress core. “By telling my unique story I want to show how rewarding contributing to an open-source community can be and inspire people to do the same. I’ve been using WordPress since 2006, but only in the last three years I’ve been contributing heavily to the open-source project. I began attending the local meetup and the very first WordCamp in Switzerland. I attended WordCamp Europe 2013, where I submitted my first patch to WordPress core. Fast-forward to 2015, when I decided to develop a feature for embedding WordPress posts on other websites that made it into WordPress 4.4. How do these embeds work and what is it like to lead such a project? How does breaking the web by introducing bugs feel like? At the end of 2015, I attended WordCamp US where I was announced as one of seven new guest committers to the WordPress project. It wasn’t always an easy journey, but it has always been rewarding and I could always count on the helpful people around me. I will talk about the various ways people can contribute to WordPress and what it takes to be a core committer. Also, I will reveal what Swiss chocolate has to do with the latter…”.
Awesome, We’ll have chocolate.

Karin Christen

Karin Christen é gerente e co-fundadora da agência WordPress e de UX required+ e co-organizadora do WordCamp da Suíça. Trabalha como especialista em UX e designer de interacção.
É contratada por clientes para melhorar a usabilidade das respectivas aplicações web ou na criação de novos projectos.
Adora surf e percorrer as montanhas de bicicleta.

O percurso de um projecto lateral até uma agência WordPress. É este o título da apresentação de Karen Christen no WordCamp Porto 2016.
Uma pessoa pode ter muitas razões para criar uma agência WordPress. Inicialmente, Karin juntou-se a outras pessoas para criar uma plataforma online destinada a resolver um problema de todos eles. De repente estavam a gerir um sistema de contratações para a indústria web da Suíça. Para manter a liberdade criativa não quiseram dinheiro de investidores ou capitais de risco. Por isso criaram um conceito que permite manter o negócio e deixando espaço para os respectivos estilos de vida pessoais.
A sessão será apresentada numa perspectiva de negócio. Karin irá partilhar a sua experiência de desenhar e construir uma plataforma online usando WordPress. Irá partilhar alguns segredos e o que aprendeu no processo de criar e manter esta plataforma desde há mais de cinco anos.
O objectivo é abordar o processo relacionado com a UX e design de interacção e inspirar em que esteja a pensar em gerir uma agência WordPress.

Karin Christen is the managing partner and a co-founder of the UX and WordPress Agency required+ and a co-organiser of WordCamp Switzerland. She works as a UX and Interaction Designer. She gets hired by her clients to improve the usability of their web applications or help them to start a new project. Her eyes always lay on the users perspective.

She is also a passionate surfer and mountain-biker who loves to travel while working. Her goal is to bring her thoughts and process related to user experience and interaction design into the WordPress community and to inspire them with the way she is thinking about running a WordPress Agency.

The Journey from a Side Project to a WordPress Agency is the title for Karin’s talk. One can have many reasons to form a WordPress agency. Initially we teamed up to build an online platform that scratched an itch in all of us, we simply wanted to try and prove a point with the idea we had. All of a sudden we were running a thriving job board for the Swiss web industry and had a beautiful side project to work on. In order to keep our creative freedom and sovereignty, we didn’t want to take money from venture capitalists or investors. Therefore we came up with a concept to keep us going while allowing space for our individual lifestyles.
The talk is intended to be a business talk. I’m going to share our experience in designing & building an online platform on top of WordPress. I’ll share some secrets and learning from running & maintaining it for about 5 years now. I will show you how we managed to balance client work and product work and how we focussed on the features that really matter because of financial and time constraints.
My goal is to bring my thoughts and process related to user experience and interaction design into the WordPress community and to inspire them with the way I’m thinking about running a WordPress Agency.

Pedro Dias

Pedro Dias é o CTO da PTisp, onde é responsável pelo desenho e manutenção da infraestrutura de alguns dos sites baseados em WordPress mais visitados em Portugal. Aconselhando os developers e garantindo que a infraestrutura escala corretamente de acordo com as necessidades e perfil de cada site.

É docente no Instituto Politécnico de Tomar, onde leciona há sete anos várias cadeiras relacionadas com o desenvolvimento de software e sistemas distribuídos nos cursos de Licenciatura e Mestrado.

Durante o tempo livre é um petrolhead adorando a disciplina a que a mecânica obriga. Não há ctrl-z ou Git na mecânica.

Sente-se em casa no Node.js onde criou diversos projectos OpenSource, como dockerode, nodechecker.com, outke.pt, entre outros. Contribui também para diversos projetos em diferentes áreas, como OpenNebula, cloudash.one entre outros.

A infraestrutura de servidores para acolher grandes sites. É este o centro da apresentação de Pedro Dias no WordCamp Porto.

CTO da PTisp, onde é responsável pelo desenho e manutenção da infraestrutura de alguns dos sites baseados em WordPress mais visitados em Portugal, vai abordar ideias e soluções escaláveis, loadbalacing e caching, além da monitorização de tráfego em realtime em cada um dos clusters (e agregado). Tudo recorrendo a projectos opensource, sendo que criou e colaborou alguns deles.

Petya Raykovska

Petya Raykovska é gestora de projectos na Human Made, ajudando ao sucesso de projectos de larga dimensão para grandes empresas e publicadores. É uma entusiasta do WordPress e membro activo da comunidade, contribuindo para a fantástica equipa dos Poliglotas. Petya ajudou a organizar o WordCamp Europa 2014 e WordCamp Europa 2015 e está a liderar actualmente a equipa global de voluntários para o WordCamp Europa 2016.

“Master remote work by contributing to open source projects” é o tópico da sua apresentação. Se o WordPress fosse uma empresa teria cerca de 20 mil funcionários em todo o mundo.

Contribuir para o WordPress fornece uma oportunidade única para te preparar para os desafios do trabalho remoto. Algo que pode ser essencial para te fazeres notar no ecossistema WordPress, que está em grande crescimento.

 

Petya is a Senior Project Manager at Human Made where she helps large projects across big publishers and enterprise succeed. She is a huge WordPress enthusiast, active member of the WordPress community, contributing to the awesome Polyglots team. Petya helped organise WordCamp Europe 2014 and WordCamp Europe 2015 and is currently leading a global team of WordPress volunteers from all over the continent for WordCamp Europe 2016.

“Master remote work by contributing to open source projects” is the topic for the talk at WordCamp Porto 2016. After all, if WordPress was a company, it would have 20,000 employees in all over the world.

Hugo Fernandes

Hugo Fernandes é Digital Strategist & Designer com mais de 12 anos de experiência. Tem sido convidado a nível nacional e internacional como orador para conferências relacionadas com a criatividade, design e ux. Apaixonado pela interactividade e pelo digital, procura através das suas abordagens contar uma história que faça com que os utilizadores criem uma relação positiva com a marca, dando sempre importância extra ao factor “pessoas” nos projectos. Costuma dizer que é um tradutor para humanos das soluções de engenharia que as suas equipas pensam. Visita o site para saberes mais.

A vida de um projecto grande é o tema da sua apresentação no WordCamp Porto.
Num projecto de larga dimensão e complexidade estrutural, há vários factores a ter em conta. Para além das lições aprendidas, a experiência ensina a tomar melhores decisões. É para partilhar a sua experiência como Lead Designer da transformação digital da Fundação Calouste Gulbenkian que Hugo Fernandes vai estar no WordCamp. Que desafios marcam um projecto com estas características? Que erros e aprendizagens? Que estratégias podem funcionar? Como gerir humanamente o projecto?

Luís Rodrigues

Engenheiro da web, aventurou-se no WordPress aquando do Grande Êxodo do Movable Type de 2004.  Ainda nesse ano, quando o WordPress servia apenas para blogues, usou-o para publicar uma revista.

Hoje, já não lhe basta a criação de “mais um site WordPress”.  Trabalha na log, onde se dedica a aperfeiçoar os processos de desenvolvimento da equipa e a evangelizar o uso de JavaScript no desenvolvimento para WordPress.

Pensas que UX é apenas trabalho do designer? É esta a pergunta à qual Luís Rodrigues irá responder no WordCamp Porto 2016. Todos têm a responsabilidade de fornecer aos seus visitantes uma experiência excelente e, às vezes, uma bela interface e animações suaves não são suficientes para ‘salvar’ o teu site, app ou negócio.

Irá falar sobre como a UX vai muito além do ecrã do teu dispositivo e partilhar histórias sobre como CPU, redes lentas, geradores de números aleatórios e a economia podem conspirar para te estragar o dia.

Taylor Lovett

Taylor Lovett é o director de engenharia da 10up, uma das maiores agências mundiais a trabalhar com WordPress. Estando envolvido com o WordPress desde 2007, é o criador do ElasticPress, contribuiu para o core do WordPress, desenvolveu diversos plugins, usados em inúmeros sites e é um forte adepto do open source.

É um fã de música, em particular blues e jazz e dá uns toques na guitarra acústica.

No final de 2014, a 10up colocou em open source as suas melhores práticas de trabalho em WordPress (PHP, JavaScript, ferramentas e workflows). Como director de engenharia, Taylor Lovett liderou este projecto. Estas melhores práticas permitem aos programadores criar sites escaláveis, com boa performance, seguros e que recebem milhões de visualizações de páginas por dia. Criam ainda padrões de desenvolvimento que ajudam ao funcionamento de equipas.

No WordCamp Porto, vai abordar algumas das mais importantes partes destas melhores práticas e fornecer algumas dicas sobre a criação de alguns dos mais complexos sites do mundo.

 

Taylor Lovett is the Director of Engineering at 10up, one of the biggest WordPress centric agencies in the world. Having been involved with WordPress since 2007, he is the creator of ElasticPress, contributed to WordPress core, authored popular plugins, and a lover of all things open-source.

Taylor is a lover of music. He enjoys listening to blues and jazz music as well as playing acoustic fingerstyle guitar.

In late 2014, 10up open sourced their WordPress Best Practices (PHP, JavaScript, tools, and workflows). As Director of Engineering Taylor Lovett drove this project. These Best Practices allow developers to build sites that scale, perform, and are secure one sites receiving millions of page views per day. They also standardize development practices in such a way that facilitates team collaboration. This talk will highlight some important parts of the Best Practices and reveal some valuable tips about how we (10up) engineer some of the most complex and most viewed WordPress sites in the world.