O rabelo, o vinho do Porto e o WordPress

Há quem defenda que os rabelo surgiram de uma adaptação dos barcos dos vikings. Outros que tem origem nos suevos. Há quem prefira apontar apenas as raízes nórdicas. Certeza histórica rigorosa não existe. Como também não se sabe quando é que o rabelo começou a enfrentar as, por vezes, tortuosas águas do Douro.

rascunho-wcporto

Certo é que apesar das eventuais influências, o barco rabelo é uma embarcação portuguesa. Fez história como meio secular de transportar das pipas de Vinho do Porto do Alto Douro para o Porto e Vila Nova de Gaia, onde o vinho era armazenado e, depois, comercializado e enviado para outros países.

O rabelo não tem quilha e é de fundo chato, cujo tamanho varia entre 19 e 23 de metros de comprimento e 4,5 metros de boca. Com uma vela quadrada, era manejado normalmente por seis ou sete homens. Tem um remo longo à popa.

Rabelo-logo

Foi do rabelo que nos lembramos para o novo símbolo do WordCamp Porto. A vela passou a ser a casa do logótipo oficial do WordPress.

Inserimos o barco num hipotético rótulo do Vinho do Porto, o produto que levou a cidade e a região a todo o mundo. Tal como o WordPress fez com a democratização da publicação de conteúdos online.

logotipo WordCamp Porto 2016