Guia do WordCamp Porto 2016

O WordCamp Porto 2016 está a chegar. Este é o guia do evento. Poderá ser actualizado caso haja necessidade e, por isso, recomendamos que o visites com a regularidade necessário, a par de outros meios de comunicação da Comunidade Portuguesa de WordPress, como o Twitter do WordCamp Portugal, o Twitter da Comunidade Portuguesa de WordPress e o Facebook da comunidade.

O WordCamp é da Comunidade WordPress e essa somos todos nós. Foi organizado por pessoas que fazem parte desta comunidade e não por uma equipa profissional de organização de eventos. Foi por um conjunto de voluntários que decidiram oferecer muito do seu tempo contribuindo para esta iniciativa. Contamos com a ajuda de todos para fazer do WordCamp Porto um evento inesquecível para todos.

WordCamp Porto, 14 e 15 de Maio

ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto)

Como chegar ao ISEP

Morada:
Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 431
4200-072 Porto

Coordenadas GPS:
41 10’41.97’’ N / 8 36’24.69’’ W

Metro:
Linha Amarela (D) – Estação IPO

Autocarros STCP:
300 – Aliados > Hospital de S. João
301 – Sá da Bandeira > Hospital de S. João
803 – Boavista > Venda Nova

Está localizado na zona do Pólo Universitário do Porto. É de fácil acesso por estrada, através da VCI, A3 e Circunvalação. De Metro, basta apanhar a linha D (Linha Amarela) e sair na estação IPO. Depois é uma caminhada de cinco minutos.

Se preferires os autocarros da STCP pode usar as linhas 300, 301 e 803, todas com paragem no ISEP.

Se fores de carro há lugares disponíveis para estacionar em frente ao ISEP. No entanto, quer sábado, quer domingo, não deverá ser difícil estacionar nos arruamentos em redor.

Sábado, 14 de Maio

Acreditação

O processo de acreditação será feito na área do secretariado do Edifício A do ISEP, junto ao Auditório Magno. Fica à esquerda da entrada principal e será fácil de identificar pelos cartazes relativos ao WordCamp que estarão no local.

Leva uma identificação contigo e o email que recebeste após a inscrição. Não há um bilhete físico ou electrónico. Temos para ti uma fita, um badge identificativo e uma t-shirt. Talvez haja mais qualquer coisa mas não fazemos promessas que não podemos cumprir.

Há mais de 300 pessoas a fazer check-in. Por favor, chega cedo.

O check-in começa às 8h45.

Auditório Magno

O local das apresentações do WordCamp será o Auditório Magno. Tem 440 lugares,  350 m2 e um palco de 78 m2.

Sala de Eventos

Ao lado do Auditório Magno está localizada a Sala de Eventos. Será o local de realização dos workshops. Será nesta área, de 400 m2, que serão servidos os ‘coffee break’ da manhã e da tarde de sábado.

Internet Wi-Fi

O evento irá dispor de uma rede de Internet Wi-Fi própria, disponibilizada pelo ISEP, cujos dados de acesso estarão disponíveis no local.

Carregamento de dispositivos

Esta é uma preocupação particular para os participantes nos workshops. Tentaremos proporcionar acesso a extensões eléctricas para o carregamento dos dispositivos que necessitem. No entanto, devido ao elevado número de pessoas nos workshops não podemos garantir que haja para todos. Por isso solicitamos que levem extensões eléctricas ou baterias suplementares.

Vídeo e fotografia

Haverá voluntários a realizar fotografias e vídeos no local. Ao participar no evento, os participantes consentem que imagens onde aparecem sejam usadas para acentuar o espírito de comunidade e efeitos de divulgação do WordPres e do WordCamp.

O WordCamp será gravado e as apresentações serão posteriormente colocadas online na WordPress.tv.

Apresentações

Cada orador tem cerca de 20 minutos para a apresentação, seguindo-se mais 10 minutos para perguntas e respostas. Se não conseguires colocar a tua dúvida ao orador em causa, não te preocupes. Podes tentar esclarecer a questão nos intervalos, na festa ou, mais tarde, através dos contactos que o orador irá disponibilizar.

Intervalos

Além da pausa para almoço, estão definidos dois momentos de coffee break, um durante a manhã e outro à tarde, cada um de 30 minutos de duração.

Almoço

O almoço será no restaurante do ISEP, no edifício E. A ementa inclui carne e peixe ou um prato destinado aos vegetarianos que o pediram no momento da compra do bilhete.

Programa

O programa oficial de sessões e workshops está fechado mas, por razões de força maior, poderá ser alterado. Se assim ocorrer será divulgado no site, nas redes sociais e/ou no local.

Workshops

O programa do workshop Faz o teu site em WordPress e do Faz a tua loja online em WordPress foi definido e comunicado desde o início. No decurso dos workshops estarão disponíveis alguns voluntários para ajudar os participantes. Se tiveres outras questões não relacionadas com aquilo que está previsto no programa, teremos também voluntários disponíveis para tentar esclarecer as tuas dúvidas.

Fotografia oficial

A fotografia oficial do WordCamp será feita após a última apresentação.

Festa

A after-party será no Plano B, situado na Rua Cândido dos Reis nº30, ao lado da famosa Torre dos Clérigos. Importante: para poder beneficiar do acesso gratuito ao espaço (até às 23h30) é imprescindível levar o badge do WordCamp Porto 2016. Depois das 23h30 o acesso dos participantes do WordCamp Porto está condicionado à lotação. O badge é ainda obrigatório para uma surpresa a proporcionar no local.

A festa é mais um momento de partilha, embora num estilo diferente, ainda mais descontraído. Participa.

Domingo, 15 de Maio

O Dia do Contribuidor será na Sala de Eventos do ISEP. É o momento em que os participantes são chamados a retribuir à comunidade WordPress um pouco daquilo que recebem.

O programa para este dia está definido. Começa às 11h00 e terminará cerca das 17h30.

Partilha

Antes, durante e depois do evento, escreve um artigo no teu site ou blog, partilha nas redes sociais, divulga fotos e vídeos. Usa a hashtag #wcporto

Depois do evento

Diz-nos o que correu bem e mal, queremos fazer cada vez melhor e a tua ajuda é importante. Queremos saber a opinião de todos.

Vamos enviar a todos os participantes um curto inquérito para o qual pedimos a tua colaboração.

Organização e staff

A equipa da organização e voluntários estará identificada com t-shirts específicas. Todas as pessoas que integram o staff são utilizadores do WordPress que decidiram oferecer o seu tempo e dedicação a este evento.

Recomendações

  • Os horários definidos para o WordCamp são para serem cumpridos. A tolerância temporal, a haver, será sempre muito reduzida.
  • Solicita-se a melhor atenção para todos os anúncios que venham a ser feitos durante o evento e às indicações da organização e voluntários.
  • Respeitem o Código de Conduta.
  • O local da after-party não será exclusivo do WordCamp. Os participantes são livres de convidar amigos e familiares a juntarem-se à festa. As ofertas é que são apenas para os participantes.
  • As apresentações terão cerca de 20 minutos de duração seguindo-se um período de 10 para perguntas e respostas. É possível que não haja tempo para todas as perguntas. Fica descansado que poderás faze-las numa oportunidade futura ainda nesse dia. Os oradores estarão disponíveis para esclarecer as dúvidas ou fornecer formas de contacto para o fazer mais tarde.
  • No final do primeiro dia do WordCamp será realizada a tradicional foto geral de todos os participantes. Por isso não te vás logo embora.
  • No domingo de manhã, entre as 8h00 e as 13h00 diversas ruas do centro da cidade estarão com o trânsito cortado, devido à realização de uma prova de atletismo.
  • A organização está ao dispor para tentar resolver todas as dúvidas e pedidos que venham a ser feitos.