Código de Conduta

  1. Propósito

    WordCamp Porto acredita que a nossa comunidade deve ser verdadeiramente aberta a todos. Assim, estamos comprometidos a fornecer um ambiente amigável, seguro e acolhedor para todos, independentemente do género, orientação sexual, deficiências, etnia, religião, sistema operativo preferido, linguagem de programação ou editor de texto.

    Este código de conduta estabelece as nossas expectativas para o comportamento dos participantes, bem como as consequências para comportamentos inaceitáveis.

    Convidamos todos os patrocinadores, voluntários, oradores, participantes e outros a ajudar-nos a criar uma experiência segura e positiva para todos.

  2. Cidadania Open Source

    Um objectivo suplementar deste código de conduta é aumentar a cidadania do Open Source (código aberto), incentivando os participantes a reconhecer e fortalecer as relações entre o que fazemos e a comunidade em geral.

    No serviço desse objectivo, os organizadores do WordCamp Porto irão nomear cidadãos exemplares durante todo o evento e reconhecer, no site, os participantes seleccionados depois da conferência.

    Se identificar alguém que está a fazer um esforço extra para garantir que a nossa comunidade é acolhedora e amigável, e incentiva todos os participantes a contribuir ao máximo, nós queremos saber. Pode nomear alguém na área de Registo ou online (neste endereço).

  3. Comportamento esperado

    • Seja atencioso, respeitoso e colaborativo.
    • Abster-se de comportamentos e discriminatórios ou de assédio.
    • Tenha consciência de quem está em seu redor e dos seus colegas participantes. Alerte os organizadores da conferência se detectar uma situação perigosa ou alguém em perigo.
    • Participe de forma autêntica e activa. Ao faze-lo está a ajudar o WordCamp Porto e a torna-lo seu.
  4. Comportamento inaceitável

    Comportamentos inaceitáveis incluem: condutas de intimidação, assédio, abusiva, discriminatória, depreciativa e humilhante de qualquer participante no WordCamp Porto e eventos relacionados. Os espaços do WordCamp Porto podem ser partilhados com outras pessoas; por favor, respeite todos os clientes desses locais.

    Assédio inclui: comentários verbais relacionados com o género, orientação sexual, religião, deficiências; o uso desadequado de imagens de nudez ou sexuais em espaços públicos (incluindo slides de apresentações); intimidação deliberada, perseguição; assédio fotográfico ou vídeo; interrupção contínua de conversas ou outros eventos; uso inapropriado de contacto físico e atenção sexual indesejada.

  5. Consequências de comportamento inaceitável

    O comportamento inaceitável não será tolerado por outros participantes, organizadores, patrocinadores, staff dos locais ou outros clientes dos locais do WordCamp Porto.

    É esperado que, a quem for solicitado que pare com comportamentos inaceitáveis, respeite de imediato esse pedido.

    Se um participante se envolve em comportamento inaceitável, os organizadores da conferência podem tomar qualquer acção que considerem apropriada, incluindo a expulsão da conferência, sem aviso ou reembolso.

  6. O que deve fazer se testemunhar ou for sujeito a comportamento inaceitável

    Se for sujeito a qualquer comportamento inaceitável, verificar que outra pessoa está a ser sujeita a comportamento inaceitável ou tiver outra preocupação, por favor, informe os organizadores da conferência o mais breve possível.

    A equipa do WordCamp Porto está disponível para ajudar a contactar a segurança do local ou as forças de segurança, providenciar escolta ou ajudar, de outra forma, aqueles que forem sujeitos a comportamentos inaceitáveis, para que se sintam seguros durante a conferência.
    Os elementos da organização e os voluntários usarão uma t-shirt distinta. Qualquer voluntário poderá estabelecer ligação com a organização da conferência. Pode ainda dirigir-se à secretaria de registo e pedir a comparência de um dos organizadores.

  7. Âmbito

    Esperamos que todos os participantes na conferência (patrocinadores, voluntários, oradores, participantes e convidados) cumpram este código de conduta em todos os locais da conferência e eventos sociais com ela relacionados.

  8. Informação de contacto

    Podes contactar-nos através do formulário online.

  9. Licença e Créditos

    Este Código de Conduta é uma adaptação directa do excelente trabalho do Open Source Bridge, mas com a substituição da informação do nosso evento. O original está disponível aqui e é disponibilizado segundo uma Creative Commons de Atribuição – Partilha nos Termos da Mesma Licença.